As barreiras de proficiência são obstáculos que as pessoas enfrentam ao tentar adquirir ou aprimorar suas habilidades motoras. Elas podem ser físicas, cognitivas, emocionais ou sociais, e se não forem abordadas, podem limitar o desenvolvimento e o desempenho motor.
Por exemplo, uma criança com deficiência física pode
encontrar barreiras físicas ao participar de atividades físicas na escola
devido à falta de acessibilidade a equipamentos adaptados. Neste caso, a
deficiência física representa uma barreira que dificulta a participação plena
em atividades motoras.
Outro exemplo é uma pessoa com baixa autoestima e ansiedade
social que evita participar de aulas de dança por medo de julgamentos ou
críticas dos outros. Neste caso, as barreiras emocionais e sociais impedem a pessoa
de explorar e desenvolver suas habilidades motoras na dança.
Esses exemplos ilustram como as barreiras de proficiência
podem se manifestar de diferentes maneiras e destacam a importância de
identificá-las e superá-las para promover um desenvolvimento motor saudável e
inclusivo.
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